EDUCAÇÃO E VERDADE: UMA ANÁLISE EDIPIANA A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Vinícius Cubero Valentim Lemos Universidade São Francisco
  • Carlos Roberto da Silveira Universidade São Francisco
  • Evandro Luiz Amaral Ribeiro Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.295

Palavras-chave:

Educação, Parrhesía, Filosofia, Verdade

Resumo

Esta pesquisa de Iniciação Científica possui abordagem qualitativa, teórica e reflexiva. Teve por objetivo desenvolver uma análise sobre uma parte da obra de Michel Foucault, tendo por fundamentação principal, A verdade das formas jurídicas. A obra é composta de cinco conferências que introduzem uma visão Foucaultiana sobre a Verdade. Investiga-se, em especial, a segunda conferência, em que ele desenvolve o mito de Édipo, distante da visão psicanalítica, mas que se aproxima da questão de poder. O ponto de partida deste artigo é sobre a Educação, o saber e a verdade, ou seja, a parrhesía a partir da ideia de paidéia. Desenvolve-se em três seções. A primeira seção trata sobre a paidéia, a educação grega, na qual se atenta para o contraste entre os dois poetas gregos, Homero e Hesíodo, quanto às concepções sobre o caráter e a virtuosidade entre os gregos, ou seja a areté. Contudo, também é tratado a virtude da parrhesía. Na segunda seção, tem-se as técnicas jurídicas gregas, em que se busca a produção da verdade, isso através do desenrolar sobre o mito de Édipo. A terceira seção, possui a abordagem sobre a parrhesía, momento este em que se adentra às outras conferências de Foucault, que foram realizadas na Universidade da Califórnia, em Berkeley. A educação e a verdade naqueles tempos da paidéia eram complementos da areté. Sabe-se que a verdade no Ocidente passou por várias transformações. No entanto, ao longo deste trabalho acredita-se que a parrhesía, possua traços fundantes que podem ser valorativos em nossa contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Cubero Valentim Lemos, Universidade São Francisco

Graduando em Direito, pela Universidade São Francisco (USF). Foi bolsista PIBIC no projeto de iniciação cientifica - USF, intitulado como "Educação, Foucault e Diálogos contemporâneos", pesquisa a qual é realizada na área de Direito, Educação e Filosofia. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Membro colaborador da comissão permanente de Direitos Humanos da 16˚ª Subseção (OAB - SP).

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco

Pós-Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (USF-SP). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (USF-SP). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação (GPEFE), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Membro Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA), da Universidade do Açores (UAc- Portugal).

Evandro Luiz Amaral Ribeiro, Universidade São Francisco

Graduado em Direito pela Universidade São Francisco (1998). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Professor da Universidade São Francisco (USF), lecionando disciplinas nos Cursos de Direito, CST Gestão e Negócios e CST Políticas Públicas.  Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Doutorado, da USF, consultor educacional, produtor de conteúdos universitário.

Referências

BRANDÃO, Juanito de Souza. Mitologia Grega. Vol. 1. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 1986.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia. Trad. David Jardim Júnior. 26˚ed Rio de Janeiro: HarperCollins, 2017

BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental I. Trad. Lourenço Machado e Leonel Vallandro. 28˚ ed. Rio de Janeiro -RJ: Globo, 1986.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo - SP: Ed. Ática, 2000.

CHAVES, Ernani. Michel Foucault e a verdade cínica. Campinas - SP: PHI LTDA, 2013.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais, supervisão final do texto Léa Porto de Abreu Novaes et al., Rio de Janeiro: NAU, 2002.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3˚. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Discurso e verdade: seis conferências dadas por Michel Foucault, em Berkeley, entre outubro e novembro de 1983, sobre a parrhesía. Trad. Aldo Dinucci, Alfredo Julien, Rodrigo Brito e Valter Duarte. Prometeus - Filosofia em Revista. Ano 6 - Número 13 – Edição Especial - E-ISSN: 2176-5960.

GIL, Gilberto. Drão. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil Ltda.1982. Três minutos e dezesseis segundos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LAsAYoZ0aKs Acesso: 17 jun. 2023.

HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Introd., trad. e comentários Mary de C.N.Lafer. São Paulo: Editora Iluminuras, 2002.

HOMERO, Ilíada. Trad. Frederico Lourenço 1˚ ed., São Paulo - SP: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.

JAEGER, Werner. Paidéia: A formação do homem grego. Trad. Arthur M. Parreira. 6˚ ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

REALE, Miguel. Lições preliminares de Direito. 27˚ed. São Paulo - SP: Saraiva Jur, 2002.

SILVEIRA, Carlos Roberto da. As Deusas da justiça, os Homens e as vendas da injustiça. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. Pouso Alegre. Volume 03, Número 07. Ano de 2011.Disponível em: https://www.theoria.com.br/edicao0711/asdeuseasdajustica.pdf

SILVEIRA, Carlos Roberto da. A Educação Socrática como “Modo de Vida”: a Imagem do “Cuidado de Si” na Beleza Poética do Sátiro. Revista Horizontes. Itatiba. Volume. 32, Número. 2, p. 109-119, jul./dez.2014. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/180 DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.180

SÓFOCLES. Trilogia Tebana. 8ª ed., trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro - RJ: Zahar, 1998.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. Trad. Bertha Halpern Gurovitz e Helio Gurovitz. Ed. 2˚. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Lemos, V. C. V., Silveira, C. R. da, & Ribeiro, E. L. A. (2023). EDUCAÇÃO E VERDADE: UMA ANÁLISE EDIPIANA A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT. Revista Ensaios Pioneiros, 7(2). https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.295

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO