DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.25

Resumo

Para enfrentar os desafios contemporâneos, o profissional deste século precisa, além de conhecimentos, desenvolver habilidades técnicas, atitudinais e socioemocionais. O Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), desde 2012, assumiu o desafio de criar um projeto pedagógico que proporcionasse aos estudantes o desenvolvimento de suas potencialidades, o conhecimento de si e do mundo e o preparo para as novas exigências da sociedade. Para atingir essa meta, a instituição despertou o corpo docente para uma nova forma de enxergar a educação. Os cursos passaram a se organizar em módulos temáticos, nos quais unidades de estudos (disciplinas) se integram e, principalmente, criam contexto e significado para os estudantes. O planejamento feito pelos colegiados de cursos foi fortalecido, o que contribuiu para um trabalho interdisciplinar, materializado pelos projetos integradores desenvolvidos, pelos estudantes, em todos os módulos (semestres) do curso. Competências atitudinais são trabalhadas em todos os cursos e um o eixo de desenvolvimento para a vida foi criado, contribuindo para uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem que considera igualmente os aspectos profissionais e pessoais. O objetivo desse artigo é compartilhar a história, os fundamentos, a metodologia (etapas) e os primeiros resultados desse trabalho. Espera-se que esse relato seja um convite para novas experimentações e inspire processos de transformação na educação.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

WAITZ, I. R., Furlanetto, P. G., & Junqueira, J. R. A. (2017). DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. Revista Ensaios Pioneiros, 1(1), 153–171. https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.25

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO