ESTUDO DA NR - 17 E SEUS BENEFÍCIOS PARA O AMBIENTE DE PRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v2i2.159

Resumo

A identificação de aspectos de saúde e segurança no trabalho tem se tornado assunto de suma importância para toda organização que se preocupa com o bem-estar de seus funcionários e colaboradores. Por isso, cada vez mais se tem buscado soluções que venham minimizar os riscos de surgimento de distúrbios físicos e emocionais que comprometam o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador no desenvolvimento de suas respectivas atividades. Este artigo traz um estudo sobre os aspectos conceituais da ergonomia e seus benefícios para o ambiente produtivo, tendo como objetivo geral mostrar sua importância para a saúde na vida diária dos trabalhadores. O foco desse estudo será a análise de alguns conceitos, aplicações e diretrizes com o intuito de demonstrar como a ergonomia pode auxiliar na incessante busca por um ambiente de alta produtividade nas empresas, sem afetar a integridade física e psicológica dos colaboradores dessas respectivas organizações. A fim de obter as referências necessárias para a compreensão do estudo, este artigo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, com a contribuição de autores consagrados que tratam do tema em questão. A ergonomia contribui de forma fundamental e significativa na produtividade, na qualidade do produto e/ou serviço e no bem-estar dos trabalhadores.

 

Palavras-chave: Ergonomia, Produtividade, Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Fiuza Faria, Centro Universitário Hermínio Ometto

Graduado Engenharia de Produção - ASSER/ Rio Claro

Pós-Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho (Engenharia/ Ergonomia) - FHO/UNIARARAS

Referências

ABERGO- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA. A certificação do ergonomista brasileiro. Editorial do Boletim 1/2000, Associação Brasileira de Ergonomia.

BARBOSA FILHO, A.N. Segurança do trabalho e gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2010.

BARNES, R. M. Estudos de movimentos e de tempos: projetos e medidas do trabalho. São Paulo: Edgard Blücher, 1977.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

COUTO, Hudson de Araújo. Ergonomia aplicada ao trabalho: o manual técnico da máquina humana. Belo Horizonte: Ergo, 1995.

DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

JASTRZEBOWSKI, W. An outline of ergonomics, or the science of work. Varsóvia: Central Institute for Labour Protection, 1857.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

MASCIA, F. L.; SZNELWAR, L. I. Ergonomia. In: CONTADOR, J. C. (Coord.). Gestão de operações: a engenharia de produção a serviço da modernização da empresa. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.

MINICUCCI, A. Psicologia aplicada à administração. São Paulo: Atlas, 1995.

NORMA regulamentadora de segurança e saúde do trabalho NR-17- Segurança e Medicina de Trabalho. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/legislação/nr/nr17.htm> Acesso em: 30 mar. 2018.

PREVIDÊNCIA SOCIAL. Saúde e segurança ocupacional, 2010. Disponível em: <http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudodinamico.php?id=39> Acesso em: 10 mar. 2018.

SAVALL, H.; ZARDET, V. Mastering hidden costs and socioeconomic performance. 5 ed. United States of America: Information Age Pub Inc., 2008.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1999.

VIDAL, M. C. R. Considerações econômicas sobre a intervenção ergonômica: Alguns conceitos e benefícios. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 10., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABERGO, 2000. p. 9-20.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Faria, A. F. (2019). ESTUDO DA NR - 17 E SEUS BENEFÍCIOS PARA O AMBIENTE DE PRODUÇÃO. Revista Ensaios Pioneiros, 2(2), 54–62. https://doi.org/10.24933/rep.v2i2.159

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS e TECNOLÓGICAS