PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS PRETOS E PARDOS SOBRE IDENTIDADE RACIAL NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

Autores/as

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas UFSM
  • Lavinia Francelino de Souza FACELI
  • Lorrayne de Jesus dos Santos Castro FACELI

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.287

Palabras clave:

Identidade racial, Racismo, Empoderamento negro

Resumen

O racismo está presente em diferentes aspectos da sociedade brasileira, de brincadeiras e ditos populares a representações estereotipadas na mídia. Portanto, este artigo visa analisar as percepções de universitários negros acerca de racismo, identidade racial e empoderamento negro. A pesquisa ocorreu no curso de Pedagogia de uma universidade pública no interior do Espírito Santo, sendo realizada uma pesquisa de opinião por meio de questionário online e observação de participante. Dentre os resultados, destaca-se que a maioria do grupo analisado não soube fundamentar os conceitos de racismo, identidade racial e empoderamento negro e também não conheciam o teor das leis 10.639/03 e 11.645/08 da constituição brasileira. Ademais, muitos acadêmicos demonstram baixa autoestima e falta de autoconfiança, fatores que dificultam o desenvolvimento da identidade racial e consequentemente do empoderamento negro. Perante os dados estabeleceu-se diálogos relevantes para possíveis intervenções no curso que podem servir para outras licenciaturas.

 

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Biografía del autor/a

Lavinia Francelino de Souza, FACELI

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ensino Superior de Linhares – FACELI.

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Alexandre de Freitas, J. L., Francelino de Souza, L., & de Jesus dos Santos Castro, L. (2023). PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS PRETOS E PARDOS SOBRE IDENTIDADE RACIAL NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO. Revista Ensaios Pioneiros, 7(2). https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.287

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO