The impact of atitudinal competitions in academic formation: perceptions of universities
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v8i1.363Keywords:
Competencias socioemocionales, mental health, socio-emotional skillsAbstract
The university context is considered important for the development of students, mainly due to the changes that occur in this period, but even if it is a favourable environment for development, there can be harmful factors during the trajectory, in the face of these difficulties some institutions seek to carry out training for competences based on socio-emotional competences. In this context, the present study aims to describe the perception of university students in relation to attitudinal competences and their impact on academic training. The present project has qualitative methodology of cross-cutting, being used the collective subject's discourse for data analysis. 17 students, with an average age of 23 years, took part in the courses in the field of humanities, exact and biological sciences. An interview was conducted on the attitude skills used in the institution and also a sociodemographic questionnaire. The results obtained point to the importance of competence training in universities, as well as a need to broaden studies in this subject. The present study has enabled greater understanding of the variables studied for subsequent designs of works of promotion and prevention of mental health of students.
Downloads
References
ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141569542016000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 25 ago. 2022.
ALLESSANDRINI, Cristina Dias. O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather (Org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, 2018 Disponível em: /http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_si te.pdf. Acesso em 25 ago. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Orientação para as diretrizes dos cursos de graduação. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=154121-pces776-97&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 06 de outubro de 2023.
DOS SANTOS, Maristela Volpe et al. Competências socioemocionais: análise da produção científica nacional e internacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 4-10, 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 82202018000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 23 de agosto de 2022. DOI: https://doi.org/10.36298/gerais2019110102
FIGUEIREDO, Marília ZA; CHIARI, Brasilia M.; DE GOULART, Bárbara NG. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, 2013. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14931/11139>. Acesso em 23 de agosto de 2022.
LEBELL, Sharon. A Arte de Viver. 2. ed. Sextante, 2018. p. 30.
LEE, J.; SHUTE, V. J. The Influence of Noncognitive Domains on Academic Achievement in K-12. Princeton: Educational Testing Service. 2009 DOI: https://doi.org/10.1002/j.2333-8504.2009.tb02191.x
MARIN, Angela Helena et al... . Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92- 103, dez. 2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808- 56872017000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 25 ago. 2022.
POLONIA, A. DA C.; SANTOS, M. DE F. S. Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e217461, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217461
RICARDO, Elio C. Discussão Acerca do Ensino por Competências: Problemas e Alternativas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 605-628, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/jhbTLVnkSMxDnWTyjxR37Ch/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200015
SACRISTÁN, José G.; GÓMEZ, Ángel I P.; RODRÍGUEZ, Juan B M.; et al. Educar por competências: o que há de novo? [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788536324418. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536324418/. Acesso em: 20 set. 2023.
SANTANA, Fabrício Magalhães; SOUSA, Geusa de Amorim; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza. Formação generalista: a percepção de egressos de Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 34, e5887, 2022. https://doi.org/10.22409/19840292/2022/v34/5887 DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5887
SANTOS, D.; PRIMI R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: Uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. Educação para o Século XXI. 2014. Disponível em: <http://educacaosec21.org.br/wpcontent/uploads/2013/07/RioReportAv13.pdf.> Acesso em 20 de junho de 2022.
SOARES, Adriana Benevides et al. O Estudante Universitário Brasileiro: Características Cognitivas, Habilidades Relacionais e Transição para o Mercado de Trabalho. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016. p. 279-295.
TANGUY, L. Racionalização pedagógica e legitimidade política. In: ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Org.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 25-67.
UNIFEOB. Desenvolvimento de competências atitudinais: uma aliança entre a tecnologia e o trabalho humano. São João da Boa Vista, São Paulo. 2022.
UNIFEOB – PPI. Formação por competências. Disponível em: https://unifeob.edu.br/institucional/projeto-pedagogico/. Acesso em 23 de agosto de 2022.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para ensinar competências. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2020. E-book. ISBN 9788584292073. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584292073/. Acesso em: 20 set. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 teste
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).