Potencializando a formação de gestores: o uso estratégico do portfólio acadêmico reflexivo em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v8i1.307Palavras-chave:
educação de pós-graduação, educação continuada, educação superiorResumo
O portfólio reflexivo é um instrumento que considera as singularidades dos estudantes, promovendo competências como autonomia, responsabilidade, criatividade e autocrítica, enquanto se apresenta como uma modalidade alternativa de avaliação, conferindo sentido e significado ao processo de ensino-aprendizagem. Este artigo relata a experiência do uso do portfólio no curso de MBA em Planejamento e Gestão Educacional, explorando seu papel formativo na área educacional. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, buscando responder à seguinte pergunta: como promover junto aos estudantes a produção de sentidos e significados acerca de suas aprendizagens? Entre os resultados, observou-se que à medida que os estudantes registravam suas experiências e refletiam sobre elas, eles compreendiam o curso de forma abrangente, integrando novas concepções e práticas aprendidas na pós-graduação através das produções e do compartilhamento das mesmas. Os relatos indicaram que o uso do portfólio, além de promover a integração de conhecimentos, favorece o crescimento dos estudantes, tanto individualmente quanto coletivamente. O portfólio se mostrou eficaz não apenas como instrumento de avaliação, mas também como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, ele permitiu inovações no ensino do MBA para gestores que atuam em planejamento e gestão educacional, bem como em áreas correlatas, ampliando perspectivas e oportunidades no ambiente acadêmico. Os depoimentos e os trabalhos dos estudantes destacaram palavras-chave como experiência, prática, planejamento, melhor, possibilidades, conhecimento. Em conclusão, o uso do portfólio mostra-se positivo, evidenciando que ele é um instrumento que promove o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais que atuam na área educacional.
Downloads
Referências
CESÁRIO, J. B. et al. Portfólio reflexivo como estratégia de avaliação formativa. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 30, n. 1, p. 356-364, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v1i1.14500. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v1i1.14500
COELHO, M. A. V. M. Grupos colaborativos na formação de professores: uma revisão sistemática de trabalhos brasileiros. Zetetiké, v. 25, n. 2, p. 345-361, 2017. Disponível em bit.ly/45XLBL2. Acesso em: 05 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8647600
FERREIRA, M. V. A.; SERRA, F. A. R.; FERREIRA, M. P.; SANTOS, N. D. Planejamento estratégico participativo em uma instituição de ensino superior (IES) comunitária. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 3, n. 1, p. 28-52, 2010. Disponível em bit.ly/3Pa9Yzf. Acesso em 04 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v3e1201028-52
HEIL, G. P.; LAUX, R. O. Planejamento e gestão estratégica nas IES comunitárias. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 10, n. 1, p. 115-133, 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p115
MARIN, M. J. S. et al. O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes. Rev. Bras. Educ. Med. v.34, n.2, p.191-8, 2010. Disponível em: nvnwww.scielo.br/pdf/rbem/v34n2/a02v34n2. Acesso em: 02 jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000200002
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. MBA em Gestão Educacional realiza o workshop sobre vivências e experiências na construção do portfólio. abr 2022. Disponível em bit.ly/3X6qORl. Acesso em 10 de mar de 2023.
OLIVEIRA, M. L.; SABÓIA-MORAIS, S. M. T. O emprego do humor em sala de aula e seu papel como recurso facilitador e motivador da aprendizagem. III Encontro estadual de didática e prática de ensino, p. 1-8, 2009. Disponível em: bit.ly/3MTPN5I
OLIVO, V. F. Significando a construção do portfólio reflexivo. Residência Multiprofissional Integrada – UFSM, 2020. Disponível em https://www. ufsm.br/app/uploads/sites/607/2020/03/Portf%C3%B3lio-DiretrizesPedag%C3%B3gicas.pdf . Acesso em 05 de mar de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 teste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).