AS AULAS DE CIÊNCIAS NA VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ARARAS
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.9Resumen
As aulas de Ciências podem ser diversificadas, com diferentes estratégias de ensino, porém muitas vezes isso não acontece nas escolas, por diferentes motivos. Esta pesquisa teve como objetivo entender como alunos do Ensino Fundamental II julgam ser as aulas de Ciências, comparando com as respostas de seus respectivos professores, além de identificar possíveis sugestões de melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com questionários respondidos por alunos e professores de uma escola pública e outra particular. As respostas foram analisadas e discutidas de acordo com a bibliografia, o que permitiu algumas comparações e propostas de melhorias. Os achados da pesquisa indicaram que os alunos e professores reconhecem e aprovam a diversificação nas aulas de Ciências como fator para torna-las mais interessantes e auxiliar na construção do conhecimento.
Descargas
Citas
ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1998.
ALTARUGIO, M. H; DINIZ, M. L; LOCATELLI, S. W. Debate como estratégia em aulas de química. Química Nova Escola, vol. 32, nº 1, fev. 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. 138 p.
CARRIJO, I. L. M. Do Professor “Ideal”(?) de Ciências ao Professor Possível. Araraquara: JM Editora, 1999. p. 122
CARVALHO, A. M. P. de; Gil-Pérez, D. Formação de Professores de Ciências - Tendências e Inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez Ed., 2003.
CRUZ, D. A. da. Atividades prático-experimentais: tendências e perspectivas. UEL, Londrina, p.16, 2008.
CUPOLILLO, A. V.; FONSECA, L. C. de S.; Repensando a formação de professores a partir da epistomologia da complexidade. Rev. Uni. Rural, Sér. Ciências Humanas. Seropédica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, p. 01 -04 jan-dez, 2004.
DOURADO, L. Concepções e práticas dos professores de Ciências Naturais relativas à implementação integrada do trabalho laboratorial e do trabalho de campo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006).
EDWALD, K. P. et. al. Formação continuada de professores: Ensino de Ciências e a fotografia como estratégia integradora. 1º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, p. 8, 2013.
FITA, E. C. O professor e a motivação dos alunos. In: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1999. p. 65-135.
GALVÃO, G. F.; LIMA, S. A. L.; SILVEIRA, R. M. C. F. O enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente como estímulo ao desenvolvimento de uma cultura científica e tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – 2009.
SANTOS, A. C. et. al. A Importância do Ensino de Ciências na percepção de estudantes de Escolas da Rede Pública Municipal De Criciúma – SC. Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 17, n. 30, dez.2011.
RAMOS, L. B. C.; ROSA, P. R. S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental.Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).