EDUCAÇÃO E VERDADE: UMA ANÁLISE EDIPIANA A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT

Autores/as

  • Vinícius Cubero Valentim Lemos Universidade São Francisco
  • Carlos Roberto da Silveira Universidade São Francisco
  • Evandro Luiz Amaral Ribeiro Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.295

Palabras clave:

Educação, Parrhesía, Filosofia, Verdade

Resumen

Esta pesquisa de Iniciação Científica possui abordagem qualitativa, teórica e reflexiva. Teve por objetivo desenvolver uma análise sobre uma parte da obra de Michel Foucault, tendo por fundamentação principal, A verdade das formas jurídicas. A obra é composta de cinco conferências que introduzem uma visão Foucaultiana sobre a Verdade. Investiga-se, em especial, a segunda conferência, em que ele desenvolve o mito de Édipo, distante da visão psicanalítica, mas que se aproxima da questão de poder. O ponto de partida deste artigo é sobre a Educação, o saber e a verdade, ou seja, a parrhesía a partir da ideia de paidéia. Desenvolve-se em três seções. A primeira seção trata sobre a paidéia, a educação grega, na qual se atenta para o contraste entre os dois poetas gregos, Homero e Hesíodo, quanto às concepções sobre o caráter e a virtuosidade entre os gregos, ou seja a areté. Contudo, também é tratado a virtude da parrhesía. Na segunda seção, tem-se as técnicas jurídicas gregas, em que se busca a produção da verdade, isso através do desenrolar sobre o mito de Édipo. A terceira seção, possui a abordagem sobre a parrhesía, momento este em que se adentra às outras conferências de Foucault, que foram realizadas na Universidade da Califórnia, em Berkeley. A educação e a verdade naqueles tempos da paidéia eram complementos da areté. Sabe-se que a verdade no Ocidente passou por várias transformações. No entanto, ao longo deste trabalho acredita-se que a parrhesía, possua traços fundantes que podem ser valorativos em nossa contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius Cubero Valentim Lemos, Universidade São Francisco

Graduando em Direito, pela Universidade São Francisco (USF). Foi bolsista PIBIC no projeto de iniciação cientifica - USF, intitulado como "Educação, Foucault e Diálogos contemporâneos", pesquisa a qual é realizada na área de Direito, Educação e Filosofia. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Membro colaborador da comissão permanente de Direitos Humanos da 16˚ª Subseção (OAB - SP).

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco

Pós-Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (USF-SP). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (USF-SP). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação (GPEFE), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Membro Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA), da Universidade do Açores (UAc- Portugal).

Evandro Luiz Amaral Ribeiro, Universidade São Francisco

Graduado em Direito pela Universidade São Francisco (1998). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Professor da Universidade São Francisco (USF), lecionando disciplinas nos Cursos de Direito, CST Gestão e Negócios e CST Políticas Públicas.  Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Doutorado, da USF, consultor educacional, produtor de conteúdos universitário.

Citas

BRANDÃO, Juanito de Souza. Mitologia Grega. Vol. 1. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 1986.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia. Trad. David Jardim Júnior. 26˚ed Rio de Janeiro: HarperCollins, 2017

BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental I. Trad. Lourenço Machado e Leonel Vallandro. 28˚ ed. Rio de Janeiro -RJ: Globo, 1986.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo - SP: Ed. Ática, 2000.

CHAVES, Ernani. Michel Foucault e a verdade cínica. Campinas - SP: PHI LTDA, 2013.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais, supervisão final do texto Léa Porto de Abreu Novaes et al., Rio de Janeiro: NAU, 2002.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3˚. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Discurso e verdade: seis conferências dadas por Michel Foucault, em Berkeley, entre outubro e novembro de 1983, sobre a parrhesía. Trad. Aldo Dinucci, Alfredo Julien, Rodrigo Brito e Valter Duarte. Prometeus - Filosofia em Revista. Ano 6 - Número 13 – Edição Especial - E-ISSN: 2176-5960.

GIL, Gilberto. Drão. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil Ltda.1982. Três minutos e dezesseis segundos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LAsAYoZ0aKs Acesso: 17 jun. 2023.

HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Introd., trad. e comentários Mary de C.N.Lafer. São Paulo: Editora Iluminuras, 2002.

HOMERO, Ilíada. Trad. Frederico Lourenço 1˚ ed., São Paulo - SP: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.

JAEGER, Werner. Paidéia: A formação do homem grego. Trad. Arthur M. Parreira. 6˚ ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

REALE, Miguel. Lições preliminares de Direito. 27˚ed. São Paulo - SP: Saraiva Jur, 2002.

SILVEIRA, Carlos Roberto da. As Deusas da justiça, os Homens e as vendas da injustiça. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. Pouso Alegre. Volume 03, Número 07. Ano de 2011.Disponível em: https://www.theoria.com.br/edicao0711/asdeuseasdajustica.pdf

SILVEIRA, Carlos Roberto da. A Educação Socrática como “Modo de Vida”: a Imagem do “Cuidado de Si” na Beleza Poética do Sátiro. Revista Horizontes. Itatiba. Volume. 32, Número. 2, p. 109-119, jul./dez.2014. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/180 DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.180

SÓFOCLES. Trilogia Tebana. 8ª ed., trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro - RJ: Zahar, 1998.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. Trad. Bertha Halpern Gurovitz e Helio Gurovitz. Ed. 2˚. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Lemos, V. C. V., Silveira, C. R. da, & Ribeiro, E. L. A. (2023). EDUCAÇÃO E VERDADE: UMA ANÁLISE EDIPIANA A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT. Revista Ensaios Pioneiros, 7(2). https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.295

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO