MARKETING DE CONTEÚDO COMO EXPERIÊNCIA DE MARCA: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA

Autores/as

  • Guilherme Augusto Garritano Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.17

Resumen

A principal motivação para o presente estudo é a crescente adoção do Marketing de Conteúdo (MC) entre os praticantes, de pequenas a grandes empresas ao redor do mundo. Diante de tantas mudanças que os profissionais de marketing enfrentam diariamente em seus mercados, o MC tem se mostrado como uma abordagem eficiente e alinhada com o novo perfil dos consumidores na era digital. As ferramentas tradicionais de marketing, como a publicidade, agem de forma isolada com foco em objetivos específicos, ignorando a complexidade das interações nas diferentes etapas do processo de compra e consumo. Neste sentido, a academia tem o importante papel de, à luz da teoria, entender essas novas formas de relacionamento e propor abordagens que possam minimizar riscos e maximizar resultados. O autor buscou nos principais periódicos científicos estudos prévios sobre o Marketing de Conteúdo que pudessem colaborar para a melhoria da prática. Utilizando um estudo bibliométrico poucos resultados relevantes foram encontrados. Então, os conceitos e modelos gerenciais do MC foram aprofundados e comparados a diferentes construtos propostos na literatura acadêmica sobre comportamento do consumidor. Na literatura sobre experiência de marca encontrou-se algumas contribuições valiosas que poderiam potencialmente serem utilizadas para uma melhor compreensão do MC. O autor relacionou achados práticos sobre Marketing de Conteúdo com achados teóricos sobre Experiência de Marketing e formulou sete hipóteses de pesquisas sobre como o MC difere das ferramentas tradicionais de marketing em relação a experiência da marca.A principal motivação para o Opresente estudo éteve como motivação inicial  a crescente adoção do Marketing de Conteúdo (MC) entre os praticantes, de pequenas a grandes empresas ao redor do mundo. Diante de tantas mudanças que os profissionais de marketing enfrentam diariamente em seus mercados, o MC tem se mostrado como uma abordagem eficiente e alinhada com o novo perfil dos consumidores na era digital. As ferramentas tradicionais de marketing, como a publicidade, agem de forma isolada com foco em objetivos específicos, ignorando a complexidade das interações nas diferentes etapas dodemais etapas da jornada do cliente no processo de compra e consumo. Neste sentido, a academia tem o importante papel de, à luz da teoria, entender essas novas formas de relacionamento e propor abordagens que possam minimizar riscos e maximizar resultados. Para que isso aconteça, se faz necessário, em primeiro lugar, a sincronização entre prática e teoria. Intrigado com isso, Oo autor buscou nos principais periódicos científicos estudos prévios sobre o Marketing de Conteúdo que pudessem colaborar para a melhoria da prática. Utilizando um estudo bibliométrico poucos rResultados relevantesescassos foram encontrados e analisados com base em um estudo bibliométrico. EntãoDepois,, os conceitos e modelos gerenciais do MC foram aprofundados e comparados a diferentes construtos propostos na literatura levados para acadêmica sobre comportamento do consumidora fim de encontrar nela tópicos relacionados que pudessem oferecer pistas. NaForam encontrados estudos  literatura sobre experiência de marca encontrou-se algumasque ofereceram contribuições valiosas que poderiam potencialmente serem utilizadas para uma melhor compreensão do MCe insights ao longo da revisão de literatura sobre o tema. A partir deste ponto, por meio de um ensaio teórico, O autor relacionou os achados práticos sobre Marketing de Conteúdo comforam contrabalanceados aos achados teóricos sobre Experiência de Marketing, e formulou sindicando um possível caminho a ser investigado por praticantes e pesquisadores, a fim de gerar contribuições para ambas as partes. Sete hipóteses de pesquisas foram deixadas como sugestões para investigações futuras sobre como o MC difere das ferramentas tradicionais de marketing em relação a experiência da marcaO objetivo deste documento é apresentar aos autores o modelo de formatação do artigo para publicação na ENSAIOS PIONEIROS USF. Trata-se de um modelo unificado que descreve a forma de apresentação de artigo para as diferentes áreas comtempladas na revista. O resumo é elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases objetivas e não uma enumeração de tópico. Deve ser apresentado em português e em inglês. Não deve ultrapassar 250 (duzentas e cinquenta) palavras e as palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo.  O resumo deve contemplar os elementos: introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e conclusão. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observar as instruções e formatar o artigo de acordo com este padrão, utilizando o mesmo template. Observar com atenção as indicações aqui contidas, pois uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do material apresentado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Augusto Garritano, Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos

Departamento de Marketing, Escola de Negócios UNIFEOB

Citas

ADDIS, A; HOLBROOK, M. On the conceptual link between mass customisation and experiential consumption: an explosion of subjectivity. Journal of Consumer Behaviour. 1, 1, 50-66, 2001.

ADORNO, T. The essay as form. New German Critique, 11, 151-171, 1984.

AKSOY, L; KEININGHAM, T; BEJOU, D. Objectives of Customer Centric Approaches in Relationship Marketing. Journal of Relationship Marketing. 6, 3/4, 1-8, Jan. 2008. ISSN: 15332667.

ARNOULD, E; PRICE, L. River Magic: Extraordinary experience and the extended service encounter. Journal of Consumer Research. 20, 24-45, 1993.

ARNOULD, E; PRICE, L; ZINKHAN, G. Consumers. New York: McGraw-Hill, 2002.

AUBERT, B. Toward a Better Understanding of the Effects of Customer Education on Usage Behavior and Satisfaction. Advances in Consumer Research. 35, 920-921, Jan. 2008. ISSN: 00989258.

BASNEY, B. Brands as publishers: Using content and paid media to fuel a brand transformation. Journal of Brand Strategy. 3, 2, 101-110, 2014. ISSN: 2045855X.

BERTERO, C. Réplica 2 - O Que é um Ensaio Teórico? Réplica a Francis Kanashiro Meneghetti: What is a Theoretical Essay? Response to Francis Kanashiro Meneghetti. RAC - Revista de Administração Contemporânea. 15, 2, 338-342, Apr. 2011. ISSN: 14156555.

BETTMAN, J. An Information Processing Theory of Consumer Choice. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1979.

BRAKUS, J; SCHMMIT, B; ZARANTONELLO, L. Brand Experience: What Is It? How Is It Measured? Does It Affect Loyalty? Journal of Marketing. 73, 52-68, 2009.

CARU, A; COVA, B. Revisiting Consumption Experience: A More Humble but Complete View of the Concept. Marketing Theory. 3, 2, 259-278, 2003.

CHEONG, Y; DE GREGORIO, F; KIM, K. Advertising Spending Efficiency Among Top U.S. Advertisers from 1985 to 2012: Overspending or Smart Managing? Journal of Advertising. 43, 4, 344-358, 2014. ISSN: 00913367.

CHRISTODOULIDES, G. Breaking free from the industrial age paradigm of branding. Journal of Brand Management. 15, 4, 291-293, Apr. 2008. ISSN: 1350231X.

CLARKE, T; CLARKE, I. A Competitive and Experiential Assignment in Search Engine Optimization Strategy. Marketing Education Review. 24, 1, 25-30, 2014. ISSN: 10528008.

COBB, C. J. Television Clutter and Advertising Effectiveness. Em Proceedings of the 1985 AMA Educators’ Conference. Chicago: American Marketing Association, 1985.

COHEN, H. Content Marketing Definition: 21 Experts Weigh In. 26 set. 2011. Disponível em: <http://heidicohen.com/content-marketing-definition/>. Acesso em: 13 mar. 2016.

CONTENT MARKETING INSTITUTE. What Is Content Marketing. Disponível em: < http://contentmarketinginstitute.com/what-is-content-marketing/>. Acesso em: 13 dez. 2015.

CONTENT MARKETING INSTITUTE & MARKETINGPROFS. B2C Content Marketing 2015: Benchmarks, Budgets and Trends – North America. Disponível em: < http://contentmarketinginstitute.com/wp-content/uploads/2014/10/2015_B2C_Research.pdf>. Acessado em: 13 dez. 2015.

COPYBLOGGER. Content Marketing: How to Build an Audience That Builds Your Digital Business. Disponível em: <http://www.copyblogger.com/content-marketing/>. Acesso em: 13 mar. 2016.

COREIXAS, B. M.; CRUZ, E. P. Estudo da relação da Rede Globo e Youtube na série malhação. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 2, n. 3, p. 17-33, 2008.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Finding Flow. New York: Perseus Book, 1997.

DANAHER, P; DAGGER, T. Comparing the Relative Effectiveness of Advertising Channels: A Case Study of a Multimedia Blitz Campaign. Journal of Marketing Research (JMR). 50, 4, 517-534, Aug. 2013. ISSN: 00222437.

EISINGERICH, A; BELL, S. Relationship marketing in the financial services industry: The importance of customer education, participation and problem management for customer loyalty. Journal of Financial Services Marketing. 10, 4, 86-97, May 2006. ISSN: 13630539.

FARNWORTH, D. Content Marketing and Advertising Meet in a Dark Alley: Who Wins, and Why? 29 fev. 2016. Disponível em: < http://www.copyblogger.com/content-marketing-vs-advertising>. Acesso em: 13 mar. 2016.

FARNWORTH, D. What Is Content Marketing? 7 Dez. 2015. Disponível em: <http://www.copyblogger.com/content-marketing-codex/>. Acesso em: 13. mar. 2016.

FIRAT, A; DHOLAKIA, N. Consuming People: From Political Economy to Theaters of Consumption. London: Sage, 1998.

FLORES, G.; BARTH, M.; FREITAS, E. C. Marketing político digital: estudo sobre estratégias de comunicação e inovação nas eleições presidenciais de 2010. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 4, n. 1, art. 2, p. 18-29, 2011.

FRANCISCO, E. Rae-Eletrônica: Exploração Do Acervo à Luz da Bibliometria, Geoanálise e Redes Sociais. RAE: Revista de Administração de Empresas. 51, 3, 280-306, May 2011. ISSN: 00347590.

GENTILE, C; SPILLER, N; NOCI, G. How to Sustain the Customer Experience: An Overview of Experience Components that Co-create Value with the Customer. European Management Journal, 25, 5, 395-410, 2007.

GONZÁLEZ-FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, N. Qué Entendemos por Usuario Como Centro Del Servicio. Estrategia y Táctica en Marketing: What does user focus mean? Marketing strategy and tactics. El Profesional de la Información. 24, 1, 5-13, Jan. 2015. ISSN: 13866710.

HAIRONG, L. The Interactive Web. Journal of Advertising Research. 51, 13-34, Mar. 2, 2011. ISSN: 00218499.

HARAD, K. Content Marketing Strategies to Educate and Entertain. Journal of Financial Planning. 26, 3, 18-20, Mar. 2013. ISSN: 10403981.

HIPWELL, K; REEVES, M. How to use content to grip your audience like a broadcaster. Journal of Brand Strategy. 2, 1, 63-75, 2013. ISSN: 2045855X.

HIRSCHMAN, E; HOBROOK, M. Hedonic consumption: Emerging concepts, methods and propositions. Journal of Marketing. 46, 3, 92-101, 1982.

HOLBROOK, M; HIRSCHMAN, E. The Experiential Aspects of Consumption: Consumer Fantasies, Feelings, and Fun. Journal of Consumer Research, 9, 132-140, 1982.

HOUSTON, F. The Marketing Concept: What It Is and What It Is Not. Journal of Marketing [serial online]. April 1986;50(2):81-87. Available from: Business Source Complete, Ipswich, MA. Accessed March 22, 2016.

IND, N; IGLESIAS, O; SCHULTZ, M. Building Brands Together: Emergence and Outcomes of Co-Creation. California Management Review. 55, 3, 5-26, 2013. ISSN: 00081256.

I-SCOOP. Content Marketing Defined: A Customer-Centric Content Marketing Definition. Disponível em: < http://www.i-scoop.eu/content-marketing/content-marketing-defined-customer-centric-content-marketing-definition/>. Acesso em: 13 mar. 2016.

KATZ, G. Operationalizing the progression from prospect to customer to evangelist: How marketing operations supports transparency and trust building in the New World of Web 2.0 — Interview with Gary Katz of Marketing Operations Partners. Journal of Digital Asset Management. 4, 4, 197-212, Aug. 2008. ISSN: 17436540.

KUO, A; RICE, D. Catch and Shoot: The Influence of Advergame Mechanics on Preference Formation. Psychology & Marketing. 32, 2, 162-172, Feb. 2015. ISSN: 07426046

KWANG YEUN, C; JI HEE, S; HOLLENBECK, C; JONG-HO, L. Are contextual advertisements effective? International Journal of Advertising. 33, 2, 351-371, May 2014. ISSN: 02650487.

LASALLE, D; BRITTON, T. Priceless: Turning Ordinary Products into Extraordinary Experiences. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

LEE, D; ENGELMAN, K. The Impact of Mobile on CPG CRM Strategy: A Kraft Canada Case Study. International Journal of Mobile Marketing. 7, 1, 5-22, 2012. ISSN: 19391161.

LEWIS, M. The Influence of Loyalty Programs and Short-Term Promotions on Customer Retention. Journal of Marketing Research (JMR). 41, 3, 281-292, Aug. 2004. ISSN: 00222437

LEVITT, T. Marketing Myopia. Harvard Business Review. 38, 24-47, 1960.

LINN, M. How to Explain the Value of Content Marketing. 9 nov. 2010. Disponível em: < http://contentmarketinginstitute.com/2010/11/content-marketing-value/>. Acesso em: 13 mar. 2016.

LOURO, M; CUNHA, P. Brand Management Paradigms. Journal of Marketing Management, 17, 849-875, ISSN: 0267257X.

MALLET, S; ROUEN-MALLET, C; EZAN, P. Les apports du brand content à l'amélioration de l'image d'une marque : le cas SNCF. : The contributions of brand content to the improvement of the image of a brand: the SNCF case. Gestion 2000. 30, 3, 49-68, May 2013. ISSN: 07730543.

MALTHOUSE, E; CALDER, B. Media placement versus advertising execution. International Journal of Market Research. 52, 2, 217-230, Mar. 2010. ISSN: 14707853.

MCALEXANDER, J; SCHOUTEN, J; KOENIG, H. Building Brand Community. Journal of Marketing. 66, 38-54, 2002.

MENEGHETTI, F. O que é um Ensaio-Teórico?. : What is a Theoretical Essay? RAC - Revista de Administração Contemporânea. 15, 2, 320-332, abr. 2011. ISSN: 14156555.

MENEGHETTI, F. Tréplica - O que é um Ensaio-Teórico? Tréplica à Professora Kazue Saito Monteiro de Barros e ao Professor Carlos Osmar Bertero. : What is a Theoretical Essay? Response to Prof. Kazue Saito Monteiro de Barros and Prof. Carlos Osmar Bertero. RAC - Revista de Administração Contemporânea. 15, 2, 343-348, Apr. 2011a. ISSN: 14156555.

MILLER, D. A Theory of Shopping. Cambridge: Polity, 1998.

MORD, S; GILSON, E. Shorter Units: Risk-Responsability-Reward. Journal of Advertising Research,. 25, 4, 9-19, 1985.

MOZ. Is Content Marketing Right for My Business? Disponível em: <https://moz.com/beginners-guide-to-content-marketing/is-content-right-for-my-business>. Acesso em: 13 mar. 2016.

NIELSEN, J; SHAPIRO, S; MASON, C. Emotionality and Semantic Onsets: Exploring Orienting Attention Responses in Advertising. Journal of Marketing Research (JMR). 47, 6, 1138-1150, Dec. 2010. ISSN: 00222437.

NITZAN, I; LIBAI, B. Social Effects on Customer Retention. Journal of Marketing. 75, 6, 24-38, Nov. 2011. ISSN: 00222429.

NOVAK, T; HOFFMAN, D; YUNG, Y. Measuring the Customer Experience in Online Environments: A Structural Modeling Approach. Marketing Science, 19, 1, 22-32, 2000.

O'DRISCOLL, A; MURRAY, JA. The Changing Nature of Theory and Practice in Marketing: On the Value of Synchrony. Journal of Marketing Management. 14, 4/5, 391-416, May 1998. ISSN: 0267257X.

OKADA, S. I.; SOUZA, E. M. S. Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca. Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 1, p. 46-72, 2011.

OLIVER, R. A Cognitive Model of the Antecedents and Consequences of Satisfaction Decisions. Journal of Marketing Research, 17, 460-69, 1980.

PATRUTIU BALTES, L. Content marketing - the fundamental tool of digital marketing. Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Series V: Economic Sciences. 8, 2, 111-118, Sept. 2015. ISSN: 20652194.

PETERMANS, A; JANSEENS, W; VAN CLEEMPOEL, K. A Holistic Framework for Conceptualizing Customer Experiences in Retail Environments. International Journal of Design, 7, 2, 2013.

PINE, B; GILMORE, J. The experience economy: work is theatre & every business a stage. Boston: Harvard Business School Press; 1999.

PRICE, B. Are You Hip? Value Examiner. 42-43, July 2011. ISSN: 10943137.

PULIZZI, J. The 7 Business Goals of Content Marketing: Inbound Marketing Isn’t Enough. 11 nov. 2011. Disponível em> < http://contentmarketinginstitute.com/2011/11/content-marketing-inbound-marketing>. Acessado em 9 dez. 2015.

PULIZZI, J. Six Useful Content Marketing Definitions. 6 jun. 2012. Disponível em: < http://contentmarketinginstitute.com/2012/06/content-marketing-definition/>. Acesso em: 13 mar. 2016.

QUINTON, S. The community brand paradigm: A response to brand management's dilemma in the digital era. Journal of Marketing Management. 29, 7/8, 912-932, May 2013. ISSN: 0267257X.

RAHINEL, R; REDDEN, J. Brands as Product Coordinators: Matching Brands Make Joint Consumption Experiences More Enjoyable. Journal of Consumer Research. 39, 6, 1290-1299, Apr. 2013. ISSN: 00935301.

RANGASWAMY, E. A Study on the Critical Success Factors of iPad Focusing on the Buyer Behaviour and Involvement. Amity Global Business Review. 10, 95-109, Feb. 2015. ISSN: 0975511X.

REICHELD, F. The Loyalty Effect: The Hidden Force Behind Growth, Profits, and Lasting Value. Boston: Harvard Business School Press, 1996.

RIBEIRO, H. Avaliação da produção acadêmica da revista Gestão & Responsabilidade de 2005 a 2012 através de bibliometria e sociometria. Gestão e Sociedade. 7, 18, 425-450, mai. 2011. ISSN: 1980-5756.

RITZER, G. Enchanting a Disenchanted World. Thousands Oaks: Pine Forge Press, 1999.

RIIVITS-ARKONSUO, I; KALJUND, K; LEPPIMAN, A. Consumer Journey from First Experience to Brand Evangelism. Research in Economics & Business: Central & Eastern Europe. 6, 1, 5-28, Jan. 2014. ISSN: 17369126.

ROCHA, T. V.; JANSEN, C. L. S.; LOFTI, E.; FRAGA, R. R. Estudo exploratório sobre o uso das redes sociais na construção do relacionamento com clientes. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 15, n. 47, p. 262-282, 2013.

ROTTA, V. P.; GUEDES, D. C.; ANSANELLI, G.; GORDEEFF, N.; CHIARI, T. C.; MADEIRA, A. B.; TOLEDO, L. A. Redes sociais virtuais e planejamento de marketing: um estudo multi casos. Revista de Administração da Unimep, v. 10, n. 2, p. 128-154, 2012.

ROWLEY, J. Understanding digital content marketing. Journal of Marketing Management. 24, 5/6, 517-540, July 2008. ISSN: 0267257X.

SALVADOR, A. B.; STREHLAU, V. I.; IKEDA, A. A Crise Local de Marca Global e o Uso de Monitoramento de Redes Sociais. Revista Brasileira de Marketing, v. 14, n. 4, p. 438-450, 2015.

SCHMITT, B. The Concept of Brand Experience. Journal of Brand Management. 16, 417-419, 2009.

SCHMITT, B. Experience Marketing: Concepts, Frameworks and Consumer Insights. Foundations and Trends in Marketing. 5, 2, 55-112, 2011.

SEMPREBOM, E. Experiência com a Marca: Validação da Escala Universitário. Trabalho apresentado no XXXV Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2011.

SERRA, D. E. S.; SOTO-SANFIEL, M. When the user becomes a publicist: motivations for EWOM on Facebook. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 1, p. 1-16, 2014.

SISMEIRO, C; BUCKLIN, R. Modeling Purchase Behavior at an E-Commerce Web Site: A Task-Completion Approach. Journal of Marketing Research (JMR). 41, 3, 306-323, Aug. 2004. ISSN: 00222437.

SOBERMAN, D. The complexity of media planning today. Journal of Brand Management. 12, 6, 420-429, Aug. 2005. ISSN: 1350231X.

SOLOMON, S. Content Enjoys a Glorious Reign. Marketing Health Services. 33, 2, 8-9, 2013. ISSN: 10941304.

SPECK, P; ELLIOTT, M. Consumer Perceptions of Advertising Clutter and Its Impact Across Various Media. Journal of Advertising Research. 38, 1, 29-41, 1998.

SPURGEON, C. Losers and Lovers: Mobile Phone Services Advertising and the New Media Consumer/Producer. Journal of Interactive Advertising. 5, 2, N.PAG, 2005. ISSN: 15252019.

SUNG-JOON, Y. The Antecedents and Consequences of Trust in Online-Purchase Decisions. Journal of Interactive Marketing (John Wiley & Sons). 16, 2, 47-63, 2002. ISSN: 10949968.

TYNAN, C; MCKECHNIE, S. Experience marketing: a review and reassessment. Journal of Marketing Management. 25, 5-6, 501-517, 2009.

URBAN, GL. The Emerging Era of Customer Advocacy. MIT Sloan Management Review. 45, 2, 77-82, 2004. ISSN: 15329194.

VERHOEF, PC. Understanding the Effect of Customer Relationship Management Efforts on Customer Retention and Customer Share Development. Journal of Marketing. 67, 4, 30-45, Oct. 2003. ISSN: 00222429.

VIEN, C. The future of marketing: Thriving in a digital world. Journal of Accountancy. 219, 6, 1-4, June 2015. ISSN: 00218448.

VOLLERO, A; PALAZZO, M. Conceptualizing content marketing: a delphi approach. Mercati e Competitività, 1, 25-44, 2015.

WAINWRIGHT, C. Content Marketing Strategy: A Comprehensive Guide for Modern Marketers. 21 jul. 2015. Disponível em: <http://blog.hubspot.com/marketing/content-marketing-strategy-guide>. Acesso em: 13 mar. 2016.

ZARANTONELLO, L; SCHMMIT, B. Using The Brand Experience Scale to Profile Consumers and Predict Consumer Behavior. Journal of Brand Management. 17, 532-540, 2010.

ZBOJA, JJ; HARTLINE, MD. Using Internal Relationship Marketing Activities to Enhance Cross-Selling Performance in Services. Journal of Relationship Marketing. 9, 3, 117-131, July 2010. ISSN: 15332667.

ZHAO, X. Clutter and Serial Order Redefined and Retested. Journal of Advertising Research. 37, 5, 57-73, 1997.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Garritano, G. A. (2017). MARKETING DE CONTEÚDO COMO EXPERIÊNCIA DE MARCA: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA. Revista Ensaios Pioneiros, 1(1), 102–128. https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.17

Número

Sección

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS