INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE ESCOLA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA "SÃO FRANCISCO DE ASSIS" NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA / SP.
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.41Abstract
A integração ensino-serviço-comunidade é entendida como o trabalho coletivo, pactuado e integrado entre estudantes e professores dos cursos da área da saúde e trabalhadores dos serviços de saúde, gestores e comunidade, visando à qualidade da atenção à saúde e da formação profissional, além do desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores dos serviços de saúde. O presente artigo de abordagem quanti-qualitativa e método exploratório exibirá as características do processo de implementação da Unidade Escola Estratégia de Saúde da Família “São Francisco de Assis”, como também, a opinião da clientela – satisfação dos usuários, discentes e docentes e as potencialidades e desafios do projeto que conta atualmente com 2.646 usuários, os quais são assistidos integralmente por equipe parametrizada de composição híbrida. Entre janeiro e junho de 2017 ofertou 3.620 atendimentos individualizados, além de ações coletivas que contaram com a participação de 183 acadêmicos. Com uma abordagem interdisciplinar, a assistência tem se baseado no acolhimento da demanda espontânea, na prática humanizada, na discussão coletiva dos casos e na continuidade do cuidado, confirmando que a integração ensino-serviço-comunidade apresenta avanços e também muitos desafios, especialmente na compreensão de seu sentido conceitual, cabendo salientar o papel significativo dos gestores municipais neste processo. O presente estudo alcançou seus objetivos e teve sua importância, podendo contribuir para o aprimoramento da integração ESC no SUS, mobilizando iniciativas e novas discussões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).