ESTRATÉGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E ATITUDINAIS
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.23Abstract
As estratégias e metodologias ativas de aprendizagem instrução entre pares (Peer Instruction), Sala de aula invertida (Flipped Classroom), Estudo de Caso e Aprendizagem baseada em Projetos (PBL) serão abordadas neste artigo como recursos para a operacionalização do projeto pedagógico institucional do UNIFEOB, que está baseado no desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais. A arquitetura dos cursos de graduação parte da identificação das competências - concebido como um conjunto articulado de conhecimentos, habilidades e atitudes - presentes nas diretrizes curriculares nacionais, nas normativas dos órgãos de classe e nas demandas do mercado de trabalho; alinhando os perfis dos ingressantes e dos egressantes ao desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais. Em cada curso, em termos de sistematização, parte-se para a distribuição das competências técnicas e atitudinais entre os módulos, os quais são calibrados com a articulação dos domínios cognitivos previstos na taxonomia de Bloom e que permitem a construção de objetivos de aprendizagem compatíveis com a proposta pedagógica e o desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais. Nesse sentido, as atividades acadêmicas, nos diversos espaços de aprendizagem, permitem que a teoria e a prática (práxis), sejam aplicadas e vivenciadas pelos docentes e discentes por meio de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que proporcionem a integração dos saberes, a autonomia dos estudantes e o protagonismo dos estudantes, alinhadas às demandas profissionais, pessoais e sociais.Downloads
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