EL ESPACIO DEL LIBRO Y LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS: PROBLEMATIZACIÓN CONTEMPORÁNEA DE LA LECTURA

PROBLEMATIZACIÓN CONTEMPORÁNEA DE LA LECTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.297

Palavras-chave:

lectura, libro, internet

Resumo

Este artículo pretende problematizar la lectura en los espacios del libro y de las nuevas tecnologías. Desde la popularización de internet y sus herramientas de lenguaje, la lectura ha pasado y pasa por transformaciones, sin embargo, no ignora el espacio legado por el libro como acervo y fuente de lecturas. Debido al aumento indeleble en el uso de las nuevas tecnologías, plataformas virtuales, la lectura comenzó a necesitar más observación, sobre todo por ahora tener características no tan conocidas y puede generar impactos imprevistos. En este marco, cotejamos voces de distintos lugares para extraer consideraciones sobre la problemática contemporánea de la lectura; una de ellas proviene de una entrevista a Umberto Eco, otra de una entrevista a Eduardo Szklarz, presidente del Instituto para el futuro del libro. Ambas nos remiten a los contrapuntos realizados desde una bibliografía teórica para componer la discusión cualitativamente analítica. Entre todas las posibles conclusiones a las que podemos llegar tras observar las posiciones relativamente conservadoras y progresistas y sus voces en este texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Referências

BELO, A. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

CORSI, F. M. O discurso dos jovens leitores: o posicionamento leitor e suas práticas de leitura. In: SOARES, T. B. (Org.). Múltiplas perspectivas em análise do discurso: objetos variados. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2018.

CORTELLA, M. S. Pensar bem nos faz bem!: filosofia, religião, ciência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo, SP: Ferraz & Cortella, 2013.

CURCINO, L. Os sentidos do olhar: o leitor e a escrita da mídia nas sociedades democráticas. In: SARGENTINI, V.; CURCINO, L.; PIOVEZANI. C. (Orgs.) Discurso, Semiologia e História. São Carlos: Claraluz, 2011.

DIMANTAS, H. Linkania: uma teoria de redes. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.

ECO, U. In: Eletrônicos duram 10 anos; livros, 5 séculos. Estadão, São Paulo, 13 mar. 2010, Cultura. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,eletronicos-duram-10-anos-livros-5-seculos-diz-umberto-eco,523700. Acesso 3 jul. 2023.

ELIAS, N. O processo civilizador. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993, vol 2.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KANT, I. Resposta à Questão: O que é Esclarecimento? Trad. de Márcio Pugliesi. In: Cognitio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012.

LABARRE, A. História do livro. Trad. Maria Armanda Torres e Abreu. São Paulo: Cultrix; Brasília: INL, 1981.

LÉVI, P. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

ORLANDI. E. P. Discurso e Leitura. 8 ed. São Paulo, Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2008.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6 ed. Campinas, SP: Pontes, 2011.

PERISSÉ, G. Elogio da leitura. Barueri, SP: Manole, 2005.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. 2 ed. São Paulo: Ed. 34, 2009.

PONTE, J. C. Leitura: identidade e inserção social. São Paulo: Paulus, 2007.

SOARES, M. B. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: Leitura: perspectivas interdisciplinares. ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (Orgs.). 5 Ed. São Paulo: Ática, 2004.

TIBURI, M.; HERMANN, N. Diálogo/Educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.

ZOARA, F. (org.) Retratos da leitura no Brasil 4. de. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Barbosa Soares, T. (2023). EL ESPACIO DEL LIBRO Y LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS: PROBLEMATIZACIÓN CONTEMPORÁNEA DE LA LECTURA: PROBLEMATIZACIÓN CONTEMPORÁNEA DE LA LECTURA. Revista Ensaios Pioneiros, 7(1). https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.297

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO