PRÁTICA DO QIGONG NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alexandre Barai
  • Juan Guzman Quispe Cabanillas
  • Thais Casemiro Flores
  • Rosa Maria Zanibon de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.51

Resumo

O Qigong segundo sua filosofia regula e restaura as funções corporais fisiológicas e psicológicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a prática do Qigong na escola e observar seus efeitos. Participaram do estudo 32 alunos de uma escola pública do ensino fundamental, média de idade 8±0,6 anos, ambos os gêneros, divididos em 2 grupos: um de prática, que vivenciaram os exercícios por 7 minutos, 5 dias por semana, num período de 8 semanas, e outro grupo controle. No início do estudo e após o término foi aplicado o protocolo de escores psicológicos Depression, Anxiety and Stress Scales. O grupo Qigong apresentou diferenças estatísticas significativas para depressão com P=0,0048. Não houve diferenças estatisticamente significativas no grupo controle. A prática regular do Qigong evidenciou a redução do escore de depressão. No entanto, mais estudos são necessários para esclarecer todos os mecanismos influenciados pela prática regular desses exercícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBOTT, R. LAVRETSKY, H. Tai Chi and Qigong for the Treatment and Prevention of Mental Disorders. Psychiatry Clinics of North America, v. 36, n1, p.109–119, 2013.

ALTER, J. S. Rethinking the History of Medicine in Asia: Hakim Mohammed Said and the Society for the Promotion of Eastern Medicine. The Journal of Asian Studies, v.67, p.1165-1186, 2008.

APÓSTOLO, J. L. A.; MENDES, A. C.; AZEREDO, Z. A. Adaptação para a língua portuguesa da depression, anxiety and stress scale (DASS). Revista Latino Americana de Enfermagem, v.14, n.6, p.863-871, 2006.

ASBAHR, F. R.; Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria, v.80, n.2 (Supl), p.28-34, 2004.

BIRD, H.R. Epidemiology of childhood disorders in a cross-cultural context. Journal of Child. Psychology and Psychiatry, v.37, n.1, p.35-49, 1996.

BIRDEE, G. S.; WAYNE, P. M.; DAVIS, R. B.; PHILLIPS, R. S.; YEH, G. Y. T'ai Chi and Qigong for Health: Patterns of Use in the United States. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v.15, n.9, p. 969-973, 2009.

BMA (BRITISH MEDICAL ASSOCIATION). Child and adolescent mental health: a guide for healthcare professionals. [S.l.]: BMA, 2006.

BORUCHOVITCH, E.; BZENECK, J. A. A motivação do aluno: contribuições de psicologia contemporânea. 1º ed. Editora Vozes, 2001.

BOSSY, J. The History of Acupuncture in the West: Exotism, Esoterism and Opposition to Cartesian Rationalism, Complementary to the Occidental Medical System. Nihon Ishigaku Zasshi. Journal of Japanese History, v28, p.81-120, 1982.

CERQUEIRA, A. G. C.; SOUZA, T. C. de.; MENDES, P. A. A Trajetória da LDB: um olhar crítico frente à realidade brasileira. Anais do V Seminário EDUCS,II Seminário Internacional Literaturas Africanas, Gênero e Cidadania UNISUL, v.2, n.2, 2012.

CHAN, J. S. M.; HO, R. T. H.; WANG, C.; YUEN, L. P.; SHAM, J. S. T.; CHAN, C. L. W. Effects of Qigong Exercise on Fatigue, Anxiety, and Depressive Symptoms of Patients with Chronic Fatigue Syndrome-Like Illness: A Randomized Controlled Trial, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, p.1-8, 2013.

CUNHA, L. A. da.; BARROS, H. F. de. A Inserção da Ginástica Oriental Lien Ch`i na Educação Física Escolar. Colloquium Humanarum, v.9, n.2, p. 42-47, 2012.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 2º ed. Editora Porto, 1994.

GONZÁLEZ, R. G.; JIANHUA, Y. Medicina Tradicional China – El primer canon del Emperador Amarillo El tratado clásico de la acupuntura. Editora Grijalbo, 1994.

HWANG, E. Y.; CHUNG, S.Y.; CHO, J. H.; SONG, M. Y.; KIM, S.; KIM, J.W. Effects of a Brief Qigong-based Stress Reduction Program (BQSRP) in a distressed Korean population: a randomized trial. BMC Complementary and Alternative Medicine, v. 13, p. 113, 2013.

JAHNKE, R.; LARKEY, L.; ROGERS, C.; ETNIER, J.; LIN, F. A Comprehensive Review of Health Benefits of Qigong and Tai Chi. American Journal of Health Promotion, v. 24, n. 6, p.1–25, 2010.

JALBUT, E. M. D. S. da; TELESI, E. J.; CHANG, G.; SUZIN, J.; JIA, J. E.; SILVA, K. M.; et al. Caderno Temático da Medicina Tradicional Chinesa. Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo: COGest, 2001.

JIA, J. E. Ch´an Tao, Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa Lien Ch´i e Meditação. São Paulo, Editora Ícone, 2004.

KIT, W. K. Chi kung (Qigoing) para a saúde e vitalidade. Editora Pensamento, 1997.

KUO, T.; HO, F.; LIN, C. Physiological Changes Associated with Neiyang Qigong. Journal of Health Science, v.49, n.4, p.278–284, 2003.

LEAL, I. P.; ANTUNES, R.; PASSOS, T.; PAIS, J. R.; MAROCO, J. Estudo da escala de depressão, ansiedade e stresse para crianças (EADS- C). Psicologia, Saúde & Doenças, v.10, n.2, p.277-284, 2009.

LEE, M. S.; KANG, C. W.; LIM, H. J. Effects of Qi-training on anxiety and plasma concentrations of cortisol, ACTH, and aldosterone: a randomized placebo-controlled pilot study. Stress Heal, v.20, p. 243-248, 2004.

LEE, M.; SOO, L. M.; KIM, H.; MOON, S. Qigong reduced blood pressure and catecholamine levels of patients with essential hypertension. International Journal of Neuroscience, v.113, n.12, p. 1691-1701, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Practíca. 5º ed. Editora Alternativa. p.43-62, 2001.

LIPP, M. E. N.; ARANTES, J. P.; BURITI, M. S. do,; WITZIG, T. O estresse em escolares. Psicologia Escolar e Educacional, v.6, n.1, p.51-56, 2002.

LOVIBOND, S. H.; LOVIBOND, P. F. Manual for the Depression Anxiety Stress Scales. Sydney: Psychology Foundation; 1995.

MA, K. W. The roots and development of Chinese acupuncture: from prehistory to early 20th century. Acupuncture in Medicine, V.10, p.92-99, 1992.

NAGEL, L. H. Avaliação, sociedade e escola: fundamentos para reflexão. Editora SEED, 1985.

NG, B.Y. Qigong-induced mental disorders: A review. Australian & New Zealand Journal of Psychiatry, v.33, n.2, p.197–206, 1999.

NG, B. H. P.; TSANG, H. W. H. Psychophysiological outcomes of health qigong for chronic conditions: a systematic review. Psychophysiology, v.46, p. 257-269, 2009.

RIBEIRO, P. J.; HONRADO, A.; LEAL, I. Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Lovibond & Lovibond. Psycologica, v.36, p.235-246, 2004.

ROLAND, M. I. F. Fatores associados ao estabelecimento da medicina tradicional chinesa na cidade de São Paulo. Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências- USP, São Paulo, 2012.

SAKATA, T.; LI, Q.; TANAKA, M.; TAJIMA, F. Positive effects of a qigong and aerobic exercise program on physical health in elderly Japanese women: an exploratory study. Environmental Health and Preventive Medicine, v.13, p.162–168, 2008.

SHATKIN, J.P.; BELFER, M.L. The global absence of child and adolescent mental health policy. Child and Adolescent Mental Health, v.9, n.3, p.104-108, 2004.

SHINNICK P. Qigong: where did it come from? Where does it fit in science? What are the advances? Journal Alternative Complementary Medicine, v.12, n.4, p.351-353, 2006.

SOUSA, C. M.; GONÇAVES, M.; MACHADO, J.; EFFERTH, T.; GRETEN, T.; FROESCHEN, P.; GRETEN, H. J. Effects of qigoing on performance-related anxiety and physiological stress functions in transverse flute music schoolchildren: a feasibility study. Journal of Chinese Integrative Medicine, v.10, n.8, P.858-865, 2012.

SUN, C.G. Qigong: Bio-Energy Medicine. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v.14, n8, pp. 893–897, 2008.

THIENGO, D. M.; CAVALCANTE, M. T.; LOVISI, G. M. Prevalence of mental disorders among children and adolescents and associated factors: a systematic review, Jornal Brasileiro de Psiquiatria. v.63, n.4, p.360-72, 2014.

WANG, C. W.; HO, R. T. H.; CHAN, J. S.M.; NG, S. M.; CHAN, L.W. Managing stress and anxiety through qigong exercise in healthy adults: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. BMC Complementary and Alternative Medicine, v.14, n.8, 2014.

WITT, C.; BECKER, M.; BANDELIN, K.; WILLICH, S. N. Xianggong ('fragrant' qigong) for the health of school children: a qualitative pilot study of feasibility and effects (Clinical report), The Journal of Chinese Medicine. v.84, p.46-51, 2007.

WITT, C.; BECKER, M.; BANDELIN, K.; SOELLNER, R.; WILLICH, S, N. Qigong for schoolchildren: a pilot study. Journal of Alternative and Complementary Medicine, v.11, n.1, p.41-47, 2005.

WILHELM, R. O livro das mutações. 7.ed. Tradução de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto. Título original: I Ging: Das Buch der Wandlungen. São Paulo, Editora Pensamento, 1987.

XU, S. H. Psychophysiological reactions associated with qigong therapy. Chinese Medical Journal (English Edition), v.107, p.230–233, 1994.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Barai, A., Cabanillas, J. G. Q., Flores, T. C., & Moraes, R. M. Z. de. (2018). PRÁTICA DO QIGONG NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ensaios Pioneiros, 2(1), 1–11. https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.51

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE