PRÁTICA DO QIGONG NO ENSINO FUNDAMENTAL

Alexandre Barai, Juan Guzman Quispe Cabanillas, Thais Casemiro Flores, Rosa Maria Zanibon de Moraes

Resumo


O Qigong segundo sua filosofia regula e restaura as funções corporais fisiológicas e psicológicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a prática do Qigong na escola e observar seus efeitos. Participaram do estudo 32 alunos de uma escola pública do ensino fundamental, média de idade 8±0,6 anos, ambos os gêneros, divididos em 2 grupos: um de prática, que vivenciaram os exercícios por 7 minutos, 5 dias por semana, num período de 8 semanas, e outro grupo controle. No início do estudo e após o término foi aplicado o protocolo de escores psicológicos Depression, Anxiety and Stress Scales. O grupo Qigong apresentou diferenças estatísticas significativas para depressão com P=0,0048. Não houve diferenças estatisticamente significativas no grupo controle. A prática regular do Qigong evidenciou a redução do escore de depressão. No entanto, mais estudos são necessários para esclarecer todos os mecanismos influenciados pela prática regular desses exercícios.

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