Descrição morfológica dos ramos do arco aórtico e aorta abdominal do jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi)
BRANCHES OF THE AORTIC ARCH AND ABDOMINAL AORTA OF THE JAGUARUNDI (Herpailurus yagouaroundi)
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v9i1.423Palavras-chave:
Artérias, Morfologia, Herpailurus yagouaroundi, Ramos colaterais, Tronco bicorotídeoResumo
O jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi) é um pequeno felino pertencente à classe Mammalia. Este trabalho tem como objetivo investigar e descrever os ramos colaterais do arco aórtico e da aorta abdominal. Foram estudados três espécimes de jaguarundi, nos quais o sistema arterial foi preenchido com solução de látex com contraste radiográfico e fixado em formaldeído a 10%. O arco aórtico de dois dos exemplares de jaguarundi analisados dividiu-se em dois ramos, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. Em relação ao terceiro exemplar, foi encontrada configuração divergente, em que o arco aórtico originava o tronco braquiocefálico, com apresentação do tronco bicarotídeo e um tronco comum originando as duas artérias subclávias. Os ramos da aorta abdominal continham a artéria celíaca, que se trifurcava nas artérias hepática, gástrica esquerda e esplênica. Em seguida estava a artéria mesentérica cranial e, caudalmente a ela, as artérias renais, as artérias testiculares e a artéria mesentérica caudal. Por fim, estavam as artérias ilíacas externas e as artérias ilíacas internas e a artéria sacral mediana. Assim, conclui-se que as ramificações do arco ártico e da aorta abdominal de Jaguarundi apresentam semelhanças com as de cães e gatos, exceto pela presença de tronco bicarotídeo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Iara Fernanda Lima do Espírito Santo, Júlia Vaz Feio, Érika Branco, Ana Rita de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).