CARACTERIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTOJUVENIL DISPONÍVEIS NO SATEPSI
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v9i1.420Palavras-chave:
neuropsicologia, avaliação, criança, adolescenteResumo
A avaliação neuropsicológica é um procedimento técnico com objetivos clínicos, destinado a inferir o funcionamento cerebral e cognitivo a partir do comportamento. Para isso, diferentes métodos e técnicas são utilizados, incluindo instrumentos psicométricos que auxiliam a delinear o perfil neuropsicológico sob uma perspectiva nomotética. É fundamental tais instrumentos apresentem parâmetros psicométricos adequados. No Brasil, a avaliação desses parâmetros é realizada pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI). A fim de caracterizar instrumentos que podem ser utilizados na avaliação neuropsicológica infantojuvenil, foi realizado levantamento da lista de testes favoráveis do SATEPSI e consultas nos sites das editoras. Foram selecionados somente instrumentos destinados à avaliação de domínios cognitivos. Os instrumentos foram analisados considerando os parâmetros: construto avaliado, público-alvo, formas de administração e correção. Entre os instrumentos favoráveis, a maioria é destinada à avaliação da inteligência (46%), atenção (22%) e memória (20%), sendo direcionados para "adolescentes/adultos" (50%). A administração pode ser feita de forma individual/coletiva (59%), com correções realizadas tanto em formato informatizado quanto não informatizado (59%). Além disso, 59% dos testes analisados foram desenvolvidos no Brasil. Conclui-se que a maioria dos instrumentos foca na inteligência e é voltada para adolescentes/adultos. Os instrumentos oferecem flexibilidade na aplicação e correção e, em sua maioria, são de origem nacional. Essas conclusões sublinham a importância da adequação dos instrumentos para garantir sua eficácia e relevância clínica.
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