DADOS EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS À FEBRE AMARELA NO MUNICÍPIO DE VINHEDO

Autores

  • Iara Lucia Tescarollo Universidade São Francisco https://orcid.org/0000-0002-8110-8771
  • Aline Garcia Domingos Aluna de Pós-graduação em Farmacologia Clínica, Universidade São Francisco
  • Carlos Eduardo Pulz Araújo Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.173

Resumo

Durante três séculos a febre amarela se alastrou, sem combate, causando a morte na medida em que se expandia pelo território brasileiro. As arboviroses representam grande desafio à saúde pública, fatores climáticos e ambientais, desmatamento e expansão de áreas urbanas, aproximaram nas últimas décadas o homem das regiões antes não ocupadas, fortalecendo contato entre espécies. A reemergência da doença revela a necessidade de acautelar sobre novos casos. Sendo a febre amarela silvestre uma zoonose, sua transmissão não é passível de eliminação, necessitando de vigilância e manutenção das ações de controle especialmente por meio de cobertura vacinal adequada. Desta maneira, o objetivo do trabalho é analisar dados epidemiológicos e ações de promoção de saúde, através do estudo da cobertura vacinal da população do município de Vinhedo, notificações de casos humanos e epizootias em primatas não humanos, investigações entomológicas relacionadas ao vetor. Um estudo descritivo foi realizado com fonte de informação o Sistema de Informação de Agravos de Notificação e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Lucia Tescarollo, Universidade São Francisco

Doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Professora da do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco - USF, Bragança Paulista e Campinas. Tem experiência na área de Farmácia, Farmacotécnica, Controle de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS) e Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Inovação - (GPETI), orientadora de Iniciação Científica/ USF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa/ USF. Coordenadora Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão/ USF.  Desenvolve projetos e trabalha dentro das seguintes áreas: controle de qualidade, análise sensorial, desenvolvimento de formas farmacêuticas e cosméticas visando sustentabilidade e emprego de matérias-primas vegetais certificadas. Desenvolve projetos na área de Metodologias Ativas de ensino vinculado ao Curso de Farmácia da Universidade São Francisco.

Aline Garcia Domingos, Aluna de Pós-graduação em Farmacologia Clínica, Universidade São Francisco

Aluna de Pós-graduação em Farmacologia Clínica, Universidade São Francisco

Carlos Eduardo Pulz Araújo, Universidade São Francisco

Professor do Curso de Pós-graduação em Farmacologia Clínica - Universidade São Francisco

Referências

BARBOSA, Maria Graças Vale et al. Aedes aegypti and associated fauna in the rural zone of Manaus, in the Brazilian Amazon. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 42, n. 2, p. 213-216, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços - 2.ed.- Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

CAVALCANTE, Karina Ribeiro Leite Jardim; TAUIL, Pedro Luiz. Características epidemiológicas da febre amarela no Brasil, 2000-2012. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 25, p. 11-20, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Febre amarela: guia para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia de vigilância de epizootias em primatas não humanos e entomologia aplicada à vigilância da febre amarela –2. ed. atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/vinhedo>. Acesso em 09 de março de 2018.

SAÚDE, G. d. (20 de fevereiro de 2017). Boletim Epidemiológico. Secretaria de Estado da Saúde. Disponível em CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac":<http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-por-vetores-e-zoonoses/doc/famarela/famarela17_nota_tecnica.pdf>. Acesso em 5 de março de 2018.

SAÚDE, G. d. (20 de fevereiro de 2017). Boletim Epidemiológico. Secretaria de Estado da Saúde. Disponível em CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac": <http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-por-vetores-e-zoonoses/doc/famarela/famarela17_nota_tecnica.pdf>. Acesso em 5 de Março de 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2005.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Atlas do Desenvolvimento Humano, 2010. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/vinhedo_sp>. Acesso em 09 de março de 2018.

Prefeitura Municipal de Vinhedo, 2017. Disponível em: <http://www.vinhedo.sp.gov.br/2017/04/10/prefeitura-aguarda-esclarecimentos-do-ministerio-da-saude-sobre-vacinacao-da-febre-amarela/>. Acesso em 20 de março de 2018.

Prefeitura Municipal de Vinhedo, 2017. Disponível em: <http://www.vinhedo.sp.gov.br/2018/01/09/apos-vacinar-mais-de-41-mil-pessoas-somente-em-2017-prefeitura-de-vinhedo-prossegue-com-as-acoes-contra-a-febre-amarela/. Acesso em 20 de março de 2018.

Prefeitura Municipal de Vinhedo, 2017. Disponível em: <http://www.vinhedo.sp.gov.br/saude/dengue/. Acesso em 20 de março de 2018.

ROMANO, Alessandro Pecego Martins et al. Febre amarela no Brasil: recomendações para a vigilância, prevenção e controle. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 20, n. 1, p. 101-106, 2011.

SUCEN. Superintendência de Controle de Endemias, 2018. Resultado De Pesquisa Entomológica Para Febre Amarela.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Tescarollo, I. L., Domingos, A. G., & Araújo, C. E. P. (2018). DADOS EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS À FEBRE AMARELA NO MUNICÍPIO DE VINHEDO. Revista Ensaios Pioneiros, 2(1), 12–19. https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.173

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE