METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: A ARTICULAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA COM O ENSINO POR MEIO DE PROJETOS EM PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.145Resumo
O presente artigo visa discutir a importância das metodologias ativas no ensino superior no contexto atual, no qual o modelo em que o professor era pensando como um mero transmissor de conteúdos se tornou obsoleto. Com efeito, busca-se apresentar duas das metodologias ativas – a aprendizagem através da resolução de situações problema e a aprendizagem por projetos –, e mostrar com ambas podem ser trabalhadas de maneira conjunta para sustentar práticas pedagógicas que realmente sejam capazes de utilizar os conteúdos como matérias primas para a construção de habilidades e competências aptas a levar o futuro egresso ao papel de protagonista em sua atuação profissional. Para tanto, operou-se com a definição conceitual de tais metodologias e com a análise de duas práticas pedagógicas que se basearam na conjugação das mesmas: uma desenvolvida no curso presencial de Licenciatura em Matemática na UNIFEOB e outra no curso online de Pedagogia da mesma instituição.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Fátima. Educação Infantil vai além do cuidar. A Tribuna – Jornal Digital do Mato Grosso. Fevereiro de 2015.
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2012.
CASTELLS, Manuel & ESPANHA, Rita. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HOHENWARTER, Markus & HOHENWARTER, Judith. Ajuda GeoGebra: Manual oficial da versão 3.2. Sl: sn, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2015.
LOVATO, A., YIRULA, C. P. & FRANZIM, R. (org.). Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Alana Editora, 2017.
MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. São Paulo: Penso Editora, 2015.
MOREIRA, M. N.; LEMOS, I. M.; SACARMOCIN, M. F. P. Um por todos e todos por um. O que é pedagogia de projetos? Revista Nova Escola, Fundação Victor Civita, edição de maio de 1998.
PERRENOUD, Philippe & THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
RIBEIRO, Luis R. Camargo. Aprendizagem baseada em problema (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: Edufscar, 2008.
TOYOHARA, D. Q. K., de SENA, G. J., de ARAÚJO, A. M., & AKAMATSU, J. I. Aprendizagem Baseada em Projetos – uma nova Estratégia de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos. In: PBL – Congresso Internacional. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).