MARKETING DE CONTEÚDO COMO EXPERIÊNCIA DE MARCA: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA

Autores

  • Guilherme Augusto Garritano Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.17

Resumo

A principal motivação para o presente estudo é a crescente adoção do Marketing de Conteúdo (MC) entre os praticantes, de pequenas a grandes empresas ao redor do mundo. Diante de tantas mudanças que os profissionais de marketing enfrentam diariamente em seus mercados, o MC tem se mostrado como uma abordagem eficiente e alinhada com o novo perfil dos consumidores na era digital. As ferramentas tradicionais de marketing, como a publicidade, agem de forma isolada com foco em objetivos específicos, ignorando a complexidade das interações nas diferentes etapas do processo de compra e consumo. Neste sentido, a academia tem o importante papel de, à luz da teoria, entender essas novas formas de relacionamento e propor abordagens que possam minimizar riscos e maximizar resultados. O autor buscou nos principais periódicos científicos estudos prévios sobre o Marketing de Conteúdo que pudessem colaborar para a melhoria da prática. Utilizando um estudo bibliométrico poucos resultados relevantes foram encontrados. Então, os conceitos e modelos gerenciais do MC foram aprofundados e comparados a diferentes construtos propostos na literatura acadêmica sobre comportamento do consumidor. Na literatura sobre experiência de marca encontrou-se algumas contribuições valiosas que poderiam potencialmente serem utilizadas para uma melhor compreensão do MC. O autor relacionou achados práticos sobre Marketing de Conteúdo com achados teóricos sobre Experiência de Marketing e formulou sete hipóteses de pesquisas sobre como o MC difere das ferramentas tradicionais de marketing em relação a experiência da marca.A principal motivação para o Opresente estudo éteve como motivação inicial  a crescente adoção do Marketing de Conteúdo (MC) entre os praticantes, de pequenas a grandes empresas ao redor do mundo. Diante de tantas mudanças que os profissionais de marketing enfrentam diariamente em seus mercados, o MC tem se mostrado como uma abordagem eficiente e alinhada com o novo perfil dos consumidores na era digital. As ferramentas tradicionais de marketing, como a publicidade, agem de forma isolada com foco em objetivos específicos, ignorando a complexidade das interações nas diferentes etapas dodemais etapas da jornada do cliente no processo de compra e consumo. Neste sentido, a academia tem o importante papel de, à luz da teoria, entender essas novas formas de relacionamento e propor abordagens que possam minimizar riscos e maximizar resultados. Para que isso aconteça, se faz necessário, em primeiro lugar, a sincronização entre prática e teoria. Intrigado com isso, Oo autor buscou nos principais periódicos científicos estudos prévios sobre o Marketing de Conteúdo que pudessem colaborar para a melhoria da prática. Utilizando um estudo bibliométrico poucos rResultados relevantesescassos foram encontrados e analisados com base em um estudo bibliométrico. EntãoDepois,, os conceitos e modelos gerenciais do MC foram aprofundados e comparados a diferentes construtos propostos na literatura levados para acadêmica sobre comportamento do consumidora fim de encontrar nela tópicos relacionados que pudessem oferecer pistas. NaForam encontrados estudos  literatura sobre experiência de marca encontrou-se algumasque ofereceram contribuições valiosas que poderiam potencialmente serem utilizadas para uma melhor compreensão do MCe insights ao longo da revisão de literatura sobre o tema. A partir deste ponto, por meio de um ensaio teórico, O autor relacionou os achados práticos sobre Marketing de Conteúdo comforam contrabalanceados aos achados teóricos sobre Experiência de Marketing, e formulou sindicando um possível caminho a ser investigado por praticantes e pesquisadores, a fim de gerar contribuições para ambas as partes. Sete hipóteses de pesquisas foram deixadas como sugestões para investigações futuras sobre como o MC difere das ferramentas tradicionais de marketing em relação a experiência da marcaO objetivo deste documento é apresentar aos autores o modelo de formatação do artigo para publicação na ENSAIOS PIONEIROS USF. Trata-se de um modelo unificado que descreve a forma de apresentação de artigo para as diferentes áreas comtempladas na revista. O resumo é elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases objetivas e não uma enumeração de tópico. Deve ser apresentado em português e em inglês. Não deve ultrapassar 250 (duzentas e cinquenta) palavras e as palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo.  O resumo deve contemplar os elementos: introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e conclusão. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observar as instruções e formatar o artigo de acordo com este padrão, utilizando o mesmo template. Observar com atenção as indicações aqui contidas, pois uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do material apresentado.

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Biografia do Autor

Guilherme Augusto Garritano, Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos

Departamento de Marketing, Escola de Negócios UNIFEOB

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Garritano, G. A. (2017). MARKETING DE CONTEÚDO COMO EXPERIÊNCIA DE MARCA: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA. Revista Ensaios Pioneiros, 1(1), 102–128. https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.17

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS