Foco e Escopo

REVISTA ENSAIOS PIONEIROS é um periódico eletrônico de periodicidade semestral criado pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo (USF, FHO|UNIARARAS, UNIFEOB), dedicado à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, organizados em seis seções:

I.          Ciências Biológicas e da Saúde

II.          Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas

III.          Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

IV.          Ciências Agrárias e Ambientais

V.          Educação e Ensino

VI.          Extensão

Os artigos podem partir de estudos diversos como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisas de mestrados, doutorados, ou trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. Caracteriza-se como um espaço democrático de divulgação do conhecimento, por ser acessível a todos os acadêmicos, sejam eles iniciantes ou experientes na produção científica. Assim, a REVISTA ENSAIOS PIONEIROS inspira e acolhe não apenas docentes e discentes da graduação ou pós-graduação, mas também profissionais atuantes, incentivando a todos a publicarem de modo independente ou em coautoria. O periódico tem por missão disseminar o conhecimento por meio de artigos científicos originais de modo a ampliar as discussões e debates acerca de temas relevantes tanto para a comunidade científica como para a sociedade. A REVISTA ENSAIOS PIONEIROS é um periódico interdisciplinar. Os direitos autorais das publicações da REVISTA ENSAIOS PIONEIROS são da Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo, permitida apenas ao autor a reprodução do seu próprio material, previamente autorizado pelos editores do periódico.

AVALIAÇÃO POR PARES e CHAMADA DE ARTIGOS. Os artigos publicados são submetidos a avaliação por pares, componentes da equipe editorial, avaliadores ou consultores ad hoc. O periódico faz chamada de artigos duas vezes ao ano. Para receber notificação da chamada cadastre-se na revista como leitor e/ou autor.

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

• Carlos Araujo
  • Cintia de Lima Rossi
  • Matheus Roberto
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS e TECNOLÓGICAS

O objetivo da seção é disseminar o conhecimento por meio de artigos científicos originais de modo a ampliar as discussões, debates e experiências acerca de temas relevantes dessas áreas.

• Ricardo Bruno
  • Ricardo Ciaco
  • Marcelo Augusto Gonçalves Bardi
  • AURORA SOUZA

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

• Glacir Fricke
  • Patricia Furlanetto

EDUCAÇÃO E ENSINO

O objetivo da seção é disseminar o conhecimento por meio de artigos científicos originais de modo a ampliar as discussões, debates e experiências acerca de temas relevantes da área para todos os âmbitos educacionais e níveis de ensino. Valorizam-se publicações que integrem experiências entre a pós-graduação, a graduação e a escola básica, com foco na participação de graduandos em Pedagogia/licenciaturas e profissionais da educação como coautores. A seção inclui e incentiva a divulgação de textos sobre experiências docentes no Ensino Superior para todas as áreas do conhecimento, destacando-se contribuições para uma pratica pedagógica crítica e inovadora, incluindo metodologias ativas.

• INÊS WAITZ

CIÊNCIAS AGRARIAS E AMBIENTAIS

O objetivo da seção é disseminar o conhecimento por meio de artigos científicos originais de modo a ampliar as discussões, debates e experiências acerca de temas relevantes nas áreas de ciência agrárias e ambientais. Valorizando publicações de pesquisas básicas e aplicadas na referida área.

• Silvia Blumer
  • Ana de Carvalho
  • Olavo Raymundo Junior

EXTENSÃO

• Samuel Amorim
  • Ricardo Ibanhez

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores são selecionados pelos editores e convidados para compor o comitê editorial ou atuarem como avaliadores ad hocs. São pesquisadores nas respectivas áreas, com a titulação mínima de mestres.

Os artigos submetidos a REVISTA ENSAIOS PIONEIROS são encaminhados a dois avaliadores, preferencialmente que tenham aproximações com o foco da pesquisa. Podem ocorrer os seguintes casos nessa avaliação:

1. O texto é aprovado pelos dois avaliadores: o texto é aprovado para publicação, os autores são notificados e o texto vai para a revisão final.

2. O texto é rejeitado pelos dois avaliadores: o texto é arquivado, os autores são notificados.

3. Há sugestões de modificações no texto por um ou pelos dois avaliadores: o texto é encaminhado aos autores para as revisões solicitadas; quando devolvidos, o texto passa por uma avaliação dos editores, a fim de conferir as alterações feitas. Se aprovado, ele é encaminhado para a revisão final.

4. O texto não é aprovado, mas sugere-se encaminhamento para nova rodada de avaliação. Os autores são notificados e o periódico coloca-se à disposição para receber nova versão do texto.

A REVISTA ENSAIOS PIONEIROS tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...